SAIBA COMO IDENTIFICAR FALSÁRIOS E SEUS PRINCIPAIS MÉTODOS

Uma luz à quem precisa estar atento:


Risos, brincadeiras, piadas e truques de ilusionismo, tudo isso para falar de um assunto muito sério: Fraudes  e  Golpes nas Empresa

Essas são as Técnicas utilizadas  pelo Perito Criminal  Arnaldo Ferreira dos Santos, em suas Palestras e Cursos que realiza pelo Brasil.


De acordo com o Perito e Consultor na área de Prevenção a Fraudes, 86% das Fraudes, acontecem não por habilidade do falsário, mas pela falta de informação, ingenuidade, boa fé, julgamento pela aparência de quem tem a responsabilidade no processo de identificação do cliente.

O comércio está frágil e vulnerável a ação de estelionatários, suas ações em treinamento estão muito focadas em atendimento, vendas, motivação, e esquecem que evitar prejuízo também é lucro. Infelizmente neste terreno fértil é que prospera o falsário.

Para ilustrar e comprovar a fragilidade, utilizamos 125 Carteiras de identidade de todos os Estados Brasileiros, 85 Cartões de Crédito, 06 Passaportes,  demonstrativos salariais, atestados de residência de várias capitais e cidades de Brasil e Exterior, além de Reais e Dólares falsos.

Tudo isso, serve como material didático para ilustrar os mais diversos tipos de atuação de quadrilhas de estelionatários e  os recursos tecnológicos utilizados.

Hoje em dia, enquanto as atenções do Mercado se voltam para a Prevenção de Fraudes Eletrônicas, Segurança de Banco de Dados, Criptografia, Assinatura Digitalizada, e outras questões ligadas à tecnologia.

A simples falsificação da carteira de identidade ainda e responsável por 72% dos golpes aplicados no Comércio e Bancos. Vamos imaginar que alguém consiga entrar no banco de dados de uma instituição e tenha acesso às senhas de outras pessoas, conseguindo com isso transferir recursos para sua conta corrente, basta um simples rastreamento e logo será descoberta a fraude (são vários os casos), portanto, independentemente do nível de sofisticação da fraude o estelionatário estará utilizando o mais elementar dos recursos, que é uma carteira de identidade falsa.

Contudo, mais fácil do que falsificar uma carteira de identidade, é descobrir a falsificação, razão pela qual se recomenda aos estabelecimentos que solicitem SEMPRE o documento do cliente, uma vez nas mãos, poderá examiná-lo adequadamente, tomando sempre o cuidado para não constranger o cliente.

Agindo dessa forma, é possível descobrir uma série de características que indicam a falsificação. Na maioria dos casos, as falsificações são tão óbvias, tão elementares, que somente por descuido ou negligência de quem está atrás do balcão, elas passam despercebidas.

De acordo com o consultor, outra maneira de checar a identidade do cliente é fazer perguntas, ainda que tenha os documentos em mãos, coisas do tipo:

“Senhor fulano de tal, o nome de sua mãe  por favor? ” ou então, “Qual sua data de nascimento? ” essas perguntas podem deixar o golpista em maus lençóis, ou desestabiliza-lo emocionalmente,  criando um desconforto e nervosismo , pois em geral, eles têm vários nomes e documentos falsos e não conseguem  memorizar todos os dados.

O mais comum é que eles saibam apenas o número do RG, o que tradicionalmente se pergunta ao cliente nas lojas. É natural que esses cuidados se aplica, quando se tratar de uma pessoa estranha ao estabelecimento, sem nenhuma referência, uma vez comprovada sua idoneidade, o mínimo que se deve fazer é explicar que todo esse cuidado a para sua própria segurança, pois caso o cliente tivesse seus documentos perdidos, roubados, clonados, ou extraviados, jamais alguém poderia fazer uso indevido dos mesmos.


Quer fazer um Curso de:

  • PREVENÇÃO À FRAUDES E GOLPES NO COMÉRCIO

  • FRAUDES CORPORATIVAS

  • TÉCNICAS DA PREVENÇÃO SOBRE CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO (PLD)

  • GRAFOSCOPIA COMERCIAL E BANCÁRIA

  • DOCUMENTOSCOPIA

  • PAPILOSCOPIA

  • SEGURANÇA BANCÁRIA / ASSALTO A BANCOS

  • SEGURANÇA BANCÁRIA / PREVENÇÃO A ASSALTO A BANCOS

  • SEGURANÇA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO

  • PERÍCIAS GRAFOTÉCNICAS

Arnaldo Ferreira dos Santos

Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis/SC



#fiqueligado #fraudes #peritocriminal #perito #grafoscopia #documentoscopia #papiloscopia #afsconsultoria

3 visualizações

Rua de Pádua, 266, Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis, Santa Catarina

CEP 88050-541

Telefone (048) 99972-5995

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram